quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

...

Nos últimos dias muitas coisas têm acontecido na minha vida, foi um turbilhão de novidades e mudanças que algumas até foram difíceis de compreender, ou apenas vivê-las! Conheci muita gente legal nesse mês, legal mesmo, gente que me fez feliz, que fez minha vida ficar mais alegre, gente até que me fez chorar de felicidade e de tristeza!
Aí, como eu sou um paradoxo vivo, aliás, minha vida toda é assim (espero que a de todos seja assim, senão vou me sentir um estranho no ninho) nessas últimas semanas, reencontrei algumas pessoas que fizeram e de alguma forma ainda fazem parte da minha história, da minha vida...hoje mesmo encontrei um amigo que fazia pelo menos uns 4 anos q não encontrava, sendo que nós moramos na mesma cidade. “QUE LOUCURA”.
Há quase dois anos atrás, depois de uma conversa de horas no telefone com um amigo meu - dentre as várias frases ditas - duas frases (uma até redundante) me fizeram pensar em algumas coisas, e delas eu escrevi um texto. Por sinal um texto que eu amo, sou apaixonada mesmo, um texto cheio de coisinhas nas entrelinhas, cheio de tudo e de nada, de todos e de ninguém.
E eu, como sempre querendo postar “a coisa certa” no meu blog, que de alguma forma reflita meus momentos vividos, minhas escolhas e minhas renúncias dos últimos tempos, lembrei desse texto e resolvi postar...Não só postar, como reavaliar algumas coisas, lê-lo novamente além de pensar e pensar e pensar e pensar.......
(...) Priorize as suas prioridades (...)
Toda escolha é uma renúncia


É incrivelmente interessante como duas frases tão pequenininhas tem tamanho significado...porém de nada adianta tamanho significado sem que a gente vivencie e sinta a necessidade deles existirem em nossas vidas.
E esses anarquistas hein? Anárquicos ou pseudoanárquicos, com idéias mirabolantes querendo abraçar o mundo com apenas dois braços, braços esses que medem pouco mais de um metro. Não deveriam eles saber o real significado dessas duas pequenas, suaves e enigmáticas frases?
Quando escolhemos algo, alguém, ou qualquer coisa, estamos automaticamente renunciando algo também. Quando se escolhe, por exemplo, ficar ‘só’ no sentido de amor a dois, estamos renunciando dormir de conchinha, tomar café da manhã acompanhado, enfim, dividir todo e qualquer prazer de coisas que se podem fazer com alguém que se ama, gosta etc... Por outro lado quando se escolhe viver ou ainda conviver com alguém – e para esse tipo de situação temos em nossa sociedade algumas definições como morar junto, namoro, caso, casamento – renunciamos as dores e delícias de viver só, como deixar todas as nossas coisas bagunçadas incluindo o guarda-roupa, a toalha molhada em cima da cama, o tênis espalhado pela casa... Renunciamos a privacidade, e também o silêncio, ah o silêncio... O que seria de muitos de nós sem ele?
Renunciar algumas coisas é o preço que se paga pela escolha preferida ou preterida. Nem sempre saberemos se a escolha feita é a ‘certa’, mas afinal o que é certo? A quem damos o direito de decidir o que está ou não certo, ou quem está errado?
Muitas vezes temos dúvidas se a escolha feita é mesmo a que deveria ser e então, temos a resposta a cada dia (seja ela sim ou não), em cada dificuldade que encontramos, em cada passo em falso, em cada virada de pé ou tombo que levamos durante o caminho. Bom seria se tivéssemos certos de que a escolha feita é mesmo a certa em cada momento de felicidade ou de alegria, tudo seria mais fácil... Mas então como teríamos o benefício da dúvida? Benefício sim! Acredito que é a dúvida que move o mundo, move as pessoas a querer descobrir coisas novas, experimentar, conhecer, descobrir e redescobrir... e é só depois disso tudo que aí sim, nos julgamos capaz de escolher. E quanto às prioridades?
Quem de nós prioriza as próprias prioridades? Egoístas quem consegue tal feito? Não, não... Perseverantes, perspicazes e determinados, isso sim!
E eu me pergunto mais uma vez: e os anárquicos, não deveriam saber como fazer isso, priorizar as prioridades? Afinal, não é a perseverança e o determinismo que os fazem manter a desordem necessária para termos uma sociedade menos medíocre e hipócrita? Priorizar as próprias prioridades vai muito além... Exige conhecimento de si próprio e acima de tudo paciência. Paciência para constantemente avaliar a si mesmo e o que se deve priorizar diante de tantas coisas ‘necessárias’ e sedutoras que encontramos enquanto caminhamos e fazemos escolhas.
Até as primeiras horas do dia de hoje, nunca havia pensado que essas duas frases estão tão interligadas...deve ser essa tal de visão holística...
Embora aquele velho jargão tão usado “ se conselho fosse bom não se dava” (até porque só acreditamos naquilo que vemos, sentimos ou vivemos), desejo humildemente aos que lerem e não entenderem o verdadeiro significado dessas duas frases que busquem dentro de si mesmo o verdadeiro significado. Priorize o que pra você é importante, pensando sempre nas melhores coisas da vida e nos sentimentos mais puros e bonitos. Renuncie algumas vezes para desfrutar o prazer de algumas escolhas. E se mesmo assim você não conseguir entender esses simples e complexos significados, procure um mediador que o ajude a fazer o encontro de você consigo mesmo... Uma das pessoas mais importantes de sua vida, alguém que também sinta vontade de abraçar o mundo, mas que sabe o quão grande e pesado que este é. Afinal, carregar peso para quê?


Dediquei esse texto nesse dia (03 de agosto de 2006) ao Rafa, que mais uma vez me ouviu, entendeu e me encorajou durante a árdua caminhada...
E hoje dedico também as minhas escolhas, as minhas renúncias e principalmente as minhas dúvidas, porque elas sempre me acompanham e hoje não seria diferente...Hoje é somente o "benefício" da dúvida que eu tenho....

3 comentários:

Diogo França disse...

Bom o que dizer?
texto esse maravilhoso!
coloca todos que leem para pensar!
se estamos ou naum priorizando nossas prioridades, junto com elas tbm esbarramos em frustrações pq nem sempre depende de nós mesmos. . .
Bom seu texto está lindissimo!
muito bom mesmo @.@

acredito que qm ler vai sim se colocar a pensar. . .

sempre ótimo passar por aqui Flá!

super beijo. . .

Flavinha Roberta disse...

Diogo querido
eh sempre bom ter sua visita por aqui...
sabe, eu naum canso de ler esse texto....cada vez q leio fico pensando e me perguntando coisas, talvez a intençaum dele seja essa mesmo
xD
Bjux
E obrigada pelo elogio!

Anônimo disse...

Aprendi muito