domingo, 23 de dezembro de 2007

Rituais de Fim de Ano...ahh as lembranças...



Fim de ano acaba comigo...
Algo aqui dentro em mim dói, e eu nem sei bem o que eh. Na verdade, de um modo ou de outro a gente sempre sabe o que dói e como diz a dea, difíci eh admitir.Fim de ano eh uma loucura!!Além de todos os preparativos de todos os rituais do fim do ano, e as propagandas chatas de lojas e mais lojas querendo competir quem vende mais presentes de natal, e o povo nas ruas comprando e comprando, pra mim o natal quer dizer mais que isso...Pra mim o Natal eh um anúncio "em carne e osso" avisando que falta uma semana para o fim do ano...o fim de mais um ciclo.
Tenho uma enorme dificuldade nos rituais de passagens, e finais de ciclos. Sofro com eles. Fico lembrando de tudo que passou antes do fim do ano, dos planos firmados antes de ele começar, do que de fato foi concretizado e o que ficou pro próximo a ser iniciado.Quase sempre chego a conclusão de que poucas coisas foram realizadas, poucas coisas valeram a pena. Mas a vida deve ser isso mesmo. Início e fins de ciclos, sentimentos ambivalentes a todo o momento. Todo ano um Natal e uma nova avaliação da vida, todo fim de ano várias renovações de planos e expectativas para o próximo ciclo.
Eh claro que além de pensar e pensar e pensar sobre tudo que ja falei, tem a parte da família, ahh..essa eh engraçada e chata também as vezes. Nos meus Natais quando criança, tinha até Papai Noel distribuindo presentes pra mim e pros meus primos. Era um mega Natal, almoço em família na casa da minha amada vó, o povo rindo, ouvindo música, a criançada brincando, correndo, as vezes brigando (no fim da tarde sempre tinha uma briguinha entre os primos) mas a gente era feliz. Lembro do meu pai jogando dominó com meus tios no pátio super concentrados e da minha mãe conversando com as minhas tias e a minha vó. Ná época sempre tinha um membro novo na família, era minha irmã nascendo, ou um primo (a) novo chegando. Logo nascia minha outra irmã e mais primos.
Aí o tempo foi passando, as coisas foram mudando, eu fui me "acostumando" com a diferença de quando era criança e agora, a gente foi crescendo...Agora não existe mais inocência, nem briguinhas no fim de tarde. Ainda existe um encontro familiar sim, mas não como antes!!Talvez seja isso que dói, não ser criança e ter lidar com as frustações de gente grande, porque eh isso que sou agora, aliás faz tempo que eh isso que sou...mas a cada ano fica mais difícil. Não eh o "não ser criança" que eh difícil, eh "ser adulto" que eh complicado!!
Bons Rituais de Fim de Ano pra vcs...

3 comentários:

Diogo França disse...

oii sou o amigo da Ana! o Diogo. . .
nossa ela me mostro o teu blog muito legal!
Sabe o que acho dos rituais de fim de ano principalmente o natal
que as pessoas se acostumaram com a ideia de que o natal eh apenas o perdão e virou tudo uma hipocrisia! chega o natal e perdoaum e ai logo que passa volta a mesma coisa de antes! mas cm vc falou eh assim ser adulto a genti perdi aquela coisa bonita inocência! e udo se torna fachada!!! aii q horror ne pensar assim do natal hehehehe

ah mas eu gostei do que vc escreveu ^^ . . .

Bjjos Diogo. . .

Flavinha Roberta disse...

Oi Diogo...
Ana me falou q tu ia aparecer por aqui
^^
Entaum...vc tem razaum quando fala "do falso perdaum", coisa mais instituída neh??
mas fim de ano eh assim...Eu acho o natl a parte mais chata.Deve ser por issu q logo depois dele ja acaba o ano!!!
=)
Obrigada pela visita
Apareça sempre
Bjux

Gisele Cristina Voss disse...

Frá!!!
eu tb gosto das briguinhas de primo no final...
tb escrevi um post de natal, e parece com o início do teu..
desse consumismo doido, inútil.. q dá raiva até!!!
é essa coisa da inocencia q me faz gostar de ser palhaça, to sempre na constante busca dela!
e as vezes nao sabe como é dificil guria.. tem q correr atras das criancas e tentar compartilhar da magia de acreditar no papai noel, e nao ter q fingir acreditar num falso perdao...
perdao, mas vou confessar neste inicio de ano.. adoro teu blog!!!!